segunda-feira, 30 de junho de 2008

JOLITAJARA - O PRIMEIRO FILHO DE ITAJARA

Reportagem jornal "O Globo":

JOLITAJARA AO LADO DA MÃE BELLA SOLA



“Ele tem tudo para ser um campeão. É uma rara preciosidade da criação brasileira”. A declaração, a respeito do nascimento do filho de Itajara e Bella Sola, em Bagé, RS, do hipólogo e jornalista Léo Pires Pinto. Diretor-Técnico de Fazenda Mondesir, de Antônio Joaquim Peixoto de Castro Palhares, que é o dono da mãe e do potrinho. Léo Pinto diz, que ao analisar-se um potro recém-nascido, que se desenvolve para corridas e não para exposições de beleza, não pode-se abrir mão de 3 dados: expressividade, em primeiro plano; saúde e perfeição.

- Sem expressividade, não adianta o potro o potro ter saúde e ser perfeito. Ele não se localiza apenas na qualidade de expressivo. É algo muito mais importante. É a energia da expressão da raça, é a manifestação fenótipa, que diz respeito à reação do indivíduo ao meio ambiente e denota o grau de inteligência, força e vivacidade. Geneticamente, é o grau da manifestação de caráter controlado por um gene. A esse conjunto chamamos expressividade. O cavalo sem expressividade pode gozar de boa saúde e não sair da cocheira, pode ser um padrão zootécnico de perfeição e até ganhar concursos de beleza, mas não conseguirá vencer uma corrida.

O POTRINHO GALOPA NO PIQUETE COM DESENVOLTURA


Na opinião de Léo Pinto, a primeira demonstração de força está no nascimento. Quando sai da placenta e depois de cortado o cordão umbilical que o prende a mãe, o mundo é todo do potrinho.

- Vencem os que procuram a vida com mais rapidez. Nesse momento, é que se mede o grau de expressividade. O recém-nascido dolente, que permanece prostrado, sem ânsia de vida, que necessita de ajuda para pôr-se de pé, sem ação coordenadora para achar o peito da mãe, dificilmente será um bom atleta. Aquele que, ao contrário, fica logo de pé e procura o peito da mãe, com o olhar brilhante, cabeça ereta e espevitado, esse sim ganhou o primeiro páreo de sua vida, o mais importante de sua carreira. É o caso típico do primeiro filho de Itajara: expressivo, com aprumos perfeitos e boa saúde.

Léo Pires Pinto adianta ainda que a irlandesa Bella Sola foi escolhida a dedo para ser coberta pelo fenômeno Itajara, cula cobertura foi cedida pelo Haras São José e Expedictus, criador e proprietário do craque:
- Os estudos foram feitos visando a que o potro venha a ser um excelente corredor em qualquer distância, tanto possível próximo ao pai, que venceu dos 1.100m aos 3.000m. Bella Sola foi ganhadora clássica e correu dos 1.500m aos 2000m.

ITAJARA

Agora chegou a vez de Botucatu, em São Paulo. Após o nascimento do primeiro filho de Itajara – a mãe é Bella Sola, de Faenda Mondesir – em Bagé, RS, é grande a expectativa em torno do nascimento do primeiro produto do craque no Haras São José e Expedictus – da família Paula Machado - , criador e proprietário do cavalo. A reprodutora Reselá, por Svengali e Eridan, uma das quatro primeiras éguas cobertas pelo campeão deve dar cria ainda esta semana. José Mauro Spatti, assistente do veterinário Glenn Collard, disse ontem que Reselá está há 14 dias na maternidade.

Fortina, a primeira a ser coberta, abortou. A segunda foi Bella Sola, que deu cria a um potro. Depois, no mesmo dia, foram cobertas Reselá e Always Gay. Lineu de Paula Machado, um dos dono do Haras São José e Expedictus, está entusiamado:
- Estou torcendo para que nasça uma potranca, para depois aproveitá-la na reprodução.

Itajara, que leva vida de rei, está pesando mais de 600 kilos. Na primeira temporada de monta cobriu 23 éguas: Bella Sola, Reselá, Always Gay, Mendoza, Djaina, Tulip, Gold Stern, Redondilha, Eartha, Atlânia, Benedetta, Ebrea, Gardinella, Reginetta, Limoges, Marseillaise, Ruban Bleu, Hello Miss, Liberte, Pale Hands, Extra Nice – as duas últimas morreram de cólicas - , Fortina e Etoile Royale, que abortaram. Das 23, 2 coberturas foram doadas: Bella Sola, do Mondesir, e Benedetta, do Santa Ana do Rio Grande. Seus produtos,mesmo antes do nascimento, já estão valorizados: em torno de 10 milhões de cruzados, cada; e recentemente, uma simples cobertura foi vendida por 1,8 milhão de cruzados. Na segunda temporada de monta, os criadores e proprietários de Itajara não pretendem vender coberturas do craque, que deverá cobrir cerca de 50 éguas do São José e Expedictus. A única égua de fora a ser coberta é Perlussa, do Haras Santa Maria de Araras.

ITAJARA, VISTOSO COMO SEMPRE, PASSEIA NO HARAS


O filho de Itajara E da irlandesa Bella Sola , que nasceu na Fazenda Mondesir em Bagé, poderá ser o caminho para novas e emocionantes vitórias do turfe nacional. É o que esperam os turfistas, principalmente os admiradores do quádruplo coroado Itajara. O potrinho, que nasceu bonito e forte, com 1,05m e 62 kilos, já galopa com a disposição dos campeões. A cabeça é parecida com a do pai; e o sinal, branco, quaes idêntico ao da mãe.

Cercados dos cuidados do Dr.Paulo Bérgamo e equipe, numa matrenidade que os protege do frio, Bella Sola e o filho – cujo nome será conhecido nos próximos dias – são tratados com todo o carinho pelo pessoal do Mondesir. À noite, mãe e filho dormem numa cama de palha, trocada diariamente. De dia, o potrinho vai para o piquete, onde já deu os primeiros galopes. E as pastagens, da melhor qualidade, certamente lhe garantirão a força e saúde necessárias para as futuras competições.

Os responsáveis pelo primeiro filho do craque Itajara, já escolheram o nome do potrinho, restando apenas a aprovação do Stud Book Brasileiro. Antônio Joaquim Peixoto de Castro Palhares, titular de Fazenda Mondesir, dono do potro e da mãe, Bella Sola, informou que dos nomes selecionados, o escolhido foi Jolitajara, uma das sugestões do hipólogo e jornalista Léo Pires Pinto.

A TRANQUILIDADE DO POTRINHO


Diretor-Técnico de Fazenda Mondesir, Léo Pires Pinto lembrava ontem que os nomes de Bella Sola e Douce Chris, craques do Mondesir, também foram sugestões suas:
- Pensei muito e resolvi homenagear a Solange e a Christiana, esposas respectivamente dos meus amigos Antônio Joaquim e Paulo César Peixoto de Castro Palhares. E dei sorte. Bella Sola e Douce Chris foram excelentes corredoras e hoje estão na reprodução. Por falar em Bella Sola, a mãe de Jolitajara será coberta agora pelo campeão Apollon. Confio muito no potrinho recém-nascido, cujo nome também submeti à Solange.

Itajara está em Botucatu, São Paulo. Lá mesmo é esperado o nascimento, ainda nesta semana, o nascimento de seu segundo filho que poderá ser de Reselá ou Always Gay, cobertas no mesmo dia pelo extraordinário corredor. Reselá é filha de Svengali e Eridan; Always Gay é filha de Luccarno e Pale Hands.

RESELÁ, PRENHA DE ITAJARA, DARIA CRIA NAQUELA MESMA SEMANA